Botão da 'Soneca'

Aqueles minutinhos para descansar um pouco mais podem te deixar ainda mais cansado

Todo mundo alguma vez acordou cansado demais e pensou coisas como:

  • Preciso de mais 10 minutos de sono
  • Mais 10 minutos de sono e eu to pronto pra acordar
  • Vai fazer muita diferença se eu dormir mais 5 minutos
  • Estou cansado demais, eu mereço dormir mais uns minutinhos

E ai apertamos o famoso botão soneca (ou snooze). Mas será que vale a pena? Vamos avaliar os impactos dessa decisão.

O que acontece quando você aperta o botão de soneca

Se você é daquelas pessoas que adora o botão soneca, confesso que a ciência não está do seu lado. Estudos científicos sugerem que pressionar o botão de soneca pode não apenas perturbar os padrões de sono saudáveis, mas também deixá-lo(a) sonolento pelo resto do dia.

Se você costuma usar este botão com frequência, considere estas 3 coisas que acontecem quando você toma esta decisão.

Você trocará sono de qualidade por sono leve e pouco restaurador

A tendência é que durante as manhãs, logo quando seu alarme costuma tocar, existe uma grande possibilidade que você esteja no sono REM (um dos estágios do sono onde seu corpo mais descansa). Quando você desperta, seu corpo não tem tempo para voltar ao sono REM que é mais restaurador, já que a maioria dos alarmes tem um tempo pré-definido de 9 minutos entre as sonecas. Isso faz com que você não esteja de fato descansando naqueles minutos dormidos a mais. De fato, de acordo com um estudo publicado na revista Sleep Medicine1, o sono interrompido pode afetar negativamente o seu humor e o tempo de atenção, tanto quanto não conseguir dormir.

Você ficará sonolento e grogue

Um estudo da Inglaterra2 mostrou que acordar abruptamente leva a um período de sonolência chamado inércia do sono - te deixando grogue de 15 minutos até 4 horas. Se você cochilar toda vez que pressionar o botão de soneca, isso significa que cada vez mais irá aumentar esta inércia do sono, podendo aumentar seu estado cansativo e improdutivo por durante toda a manhã.

O mesmo estudo descobriu que pressionar o botão soneca pela manhã pode afetar as funções cognitivas ao longo do dia. Em vez de se sentir mais bem descansado, você pode ter problemas para se concentrar ou tomar decisões.

Usar o botão de soneca pode confundir seu cérebro.

Cada vez que você aperta o botão de soneca, mais automático isso fica e mais fora estará do seu controle. Isso pode estar condicionando seu cérebro a ter ainda mais dificuldade em acordar de manhã nos dias seguintes (lembrar do nosso amigo Pavlov!).

Alguns pesquisadores do sono acreditam que o uso crônico do botão soneca treina seu cérebro a pensar "apenas mais alguns minutos" em vez de "hora de acordar" quando ele ouve o alarme. Portanto, embora o uso pouco frequente do botão soneca possa não ter esse efeito, fazê-lo regularmente provavelmente tornará mais difícil a quebra do hábito.

O que fazer para quebrar este hábito?

Mas mesmo você sabendo de tudo isso, é muito difícil evitar o botão 'soneca', pois sabemos que seu corpo pode estar condicionado, e este momento você está mentalmente inapto para tomar boas decisões.

Por isso, separamos algumas dicas que você pode usar:

Coloque o alarme em algum lugar difícil de alcançar

Ás vezes bater no botão de soneca pode ser um ato involuntário, então se você tiver o alarme a seu alcance da cama, você não estará facilitando o seu corpo manter este mau hábito.

Em vez disso, coloque o alarme em outro lugar que forçará você a se levantar da cama para desligá-lo. Quando você estiver em movimento, você já deu os primeiros passos para não voltar para a cama.

Quanto mais longe da sua cama você deixar o alarme, menor a chance de voltar para a cama (apenas tome cuidado para colocar numa distância que consiga escutar seu despertador).

Use luz no lugar de som

A maioria dos alarmes desperta você do sono com um susto, aumentando sua pressão arterial e batimentos cardíacos. Seu instinto de querer fugir deste estado é natural, justificando a soneca. Uma forma mais natural de acordar é através do uso de simuladores do amanhecer que aumentam gradualmente o brilho do seu quarto, para facilitar o despertar antes que o alarme toque. De acordo com um estudo de 20143, a transição do sono para o acordado parecerá muito menos abrupta com estes aparelhos de luz, tornando a inércia do sono menos prejudicial.

Você pode encontrar este tipo de despertador no mercado livre, buscando por palavras-chave como: "Simulação Do Nascer Do Sol Luz" ou "Alarme Despertador Luz Nascer Do Sol".

É importante dizer que o Vigilantes do Sono não tem nenhum vínculo com vendedores destes dispositivos e não nos responsabilizamos pela qualidade de nenhum produto.

Se as dicas acima foram inacessíveis, você pode em última instância:

  • Quando despertar, faça um mínimo esforço de abrir sua janela (mesmo voltando para sua cama depois), a luz natural irá te ajudar a levantar já no próximo próximo alarme.
  • Se você tiver tempo, e não tiver pressa, uma alternativa pode ser mudar o horário do próximo despertador. Cancele a soneca vigente e coloque um próximo alarme para pelo menos 30 minutos depois (com este tempo seu corpo terá mais probabilidades de atingir estágios do sono e ter um sono mais reparador).

Compartilhar

Carregando comentários...

O Vigilantes do Sono é pra mim?

Para insones

Comece as primeiras sessões do programa e veja como funciona na prática.

Começar teste grátis

Para profissionais de saúde

Saiba como o Vigilantes do Sono pode beneficiar seus pacientes e sua consulta.

Saber mais

Para empresas

Invista no benefício que cuida do sono e saúde mental dos seus colaboradores.

Saber mais

Newsletter

Receba gratuitamente informações e dicas de sono comprovadas cientificamente diretamente no seu e-mail.

© 2019-2020 Vigilantes do sono