Fases do Sono

Entendendo o que acontece quando você adormece

Você sabia que quando você dorme o seu corpo passa por ciclos de sono e que cada ciclo é dividido em 4 fases?

Pois é, tem gente que pensa que o sono é somente um estado em que o corpo fica "desligado" e só, mas não é bem assim. O corpo passa por ciclos que duram mais ou menos 90 minutos, ou seja, a cada 1h30 nós literalmente acordamos e voltamos a dormir novamente. Algumas pessoas nem percebem isso acontecendo porque é bem rápido, outras já acordam alertas e não conseguem voltar dormir (se você tem esse tipo de insônia, então sabe do que estou falando).

E em cada ciclo, nós passamos por 4 fases, sendo que em cada uma delas o corpo se comporta diferente.

Bom, vamos ver como é cada fase e ciclo de sono

Fases do Sono

Existem quatro fases do sono: NREM estágio 1, NREM estágio 2, NREM estágio 3 e REM.

O significado das siglas são:

  • REM: Movimento rápido dos olhos (do inglês: rapid eye movement)
  • NREM: Não - REM

Fases do Sono

NREM Estágio 1

O estágio 1 é o estágio mais leve do sono NREM. Ele é uma espécie de transição entre acordar e dormir.

Geralmente nesse estágio o sono pode ser facilmente interrompido e inclusive uma pessoa que acorda neste estágio alegará nunca ter dormido.

Aliás, você já acordou alguma vez sentindo a sensação de cair? Pois essa é uma das possíveis sensações quando você acorda do estágio 1!

NREM Estágio 2

O estágio 2 é o primeiro estágio real do sono NREM definido. Despertares não ocorrem tão facilmente quanto no sono do estágio 1.

Neste estágio as ondas cerebrais continuam a desacelerar, a temperatura do corpo começa a diminuir e a freqüência cardíaca começa a diminuir.

NREM Estágio 3

O estágio 3 é conhecido como sono NREM profundo.

É o estágio mais restaurador do sono e consiste em ondas delta ou ondas lentas.

Despertares são raros e muitas vezes é difícil despertar alguém no Estágio 3 do sono.

Parassonias (sonambulismo ou conversar enquanto dorme) ocorrem durante este estágio mais profundo do sono.

REM

O sono REM, também conhecido como movimento rápido dos olhos, e as ondas cerebrais são mais ativas do que nas fases 2 e 3 do sono.

Despertares podem ocorrer mais facilmente no REM, porém ser acordado durante um período REM pode deixar alguém sentindo-se grogue ou com muito sono.

O REM costuma ser a última fase de um ciclo de sono.

Aliás, como bem colocado pelo meu amigo Dr. Caio Bonadio, muita gente acha que o sono REM é sono profundo. Isso está errado! Sono profundo é o NREM Estágio 3.

Mas, o que é um ciclo do sono?

Um ciclo do sono é a progressão através dos vários estágios do sono NREM para o sono REM antes de iniciar a progressão novamente com o sono NREM. Um ciclo de sono dura cerca de 90 a 120 minutos, resultando em quatro a cinco ciclos durante uma noite de sono bem dormida.

Não se vai direto, porém, do sono profundo para o sono REM. Em vez disso, um ciclo do sono progride através dos estágios do sono não REM, do sono leve para o profundo, e depois volta do para o sono leve, terminando com o tempo no sono REM antes de começar novamente no sono leve.

Ciclos do sono

Por que as pessoas falam que o sono profundo é o mais importante?

O sono profundo reduz a sua pressão do sono e fornece o sono mais restaurador de todos os estágios do sono. É por isso que, se você tirar uma soneca curta durante o dia (até 20 minutos), ainda poderá dormir à noite. Mas se você tirar uma soneca por tempo suficiente para cair no sono profundo (mais de 30 minutos), terá mais dificuldade em adormecer à noite porque reduziu a necessidade de dormir.

Durante o sono profundo, o hormônio do crescimento humano é liberado e restaura seu corpo e músculos das tensões do dia. Seu sistema imunológico também se restaura. Muito menos se sabe sobre o sono profundo do que o sono REM. Acredita-se que neste estágio o cérebro também se atualiza para novos aprendizados no dia seguinte.

Em que estágios ocorrem os sonhos?

Por ser um estado de sono ativo, o REM é o momento em que ocorrem os sonhos mais vívidos (ainda que seja possível sonhar em outros estágios).

Uma pessoa pode sonhar de 4 a 6 vezes por noite. Um estudo francês descobriu que todas as pessoas sonham, de fato, mesmo que não se lembrem dos seus sonhos. No entanto, se acordada durante o sono REM, uma pessoa costuma ter maiores lembranças de seus sonhos.

Uma curiosidade muito interessante do sono REM, é que neste estágio, existe uma paralisia muscular. Essa paralisia dos músculos ocorre como um forma de proteção, impedindo que uma pessoa se mova em reação a seus sonhos.

Compartilhar

Carregando comentários...

O Vigilantes do Sono é pra mim?

Para insones

Comece as primeiras sessões do programa e veja como funciona na prática.

Começar teste grátis

Para profissionais de saúde

Saiba como o Vigilantes do Sono pode beneficiar seus pacientes e sua consulta.

Saber mais

Para empresas

Invista no benefício que cuida do sono e saúde mental dos seus colaboradores.

Saber mais

Newsletter

Receba gratuitamente informações e dicas de sono comprovadas cientificamente diretamente no seu e-mail.

© 2019-2020 Vigilantes do sono