Gratidão

Graças a gratidão você pode ser grato e dormir melhor

Como seres humanos, a preocupação é um sentimento mais presente em nossas vidas que a gratidão, a menos que a pratiquemos. Ser grato é como correr uma prova de corrida. No primeiro dia que você corre, cansa muito rapidamente, mas com o tempo vai ficando cada vez mais natural.

Silhueta de uma pessoa de braços abertos

Estudos recentes mostram que praticar a gratidão pode aportar benefícios para seu bem-estar, inclusive para seu sono:

  • Um estudo da Universidade de Manchester na Inglaterra1, fez com que mais de 400 pessoas, sendo 40% delas com insônia, preenchessem questionários sobre gratidão, sono e pensamentos que tinham antes de adormecer. Foi identificado que a gratidão favorecia pegar no sono mais rápido e ter um sono mais restaurador, por promover mais pensamentos positivos, e menos negativos, na hora de dormir.
  • Um outro estudo2 que avaliou o impacto no sono de intervenções de pensamento construtivo (Estacionamento de Ideias), Visualização e Gratidão, descobriu que escrever um diário de gratidão por 15 minutos todas as noites ajudava os participantes a se preocupar menos na hora de dormir e, consequentemente, dormir mais e mais profundamente como resultado.

Um diário de gratidão é uma ferramenta simples que você pode usar para acompanhar as coisas boas da sua vida. Por mais difícil que a vida possa parecer, sempre há algo para se sentir grato.

Escrevendo diário em uma mesa com um café e um croissant

Como fazer um diário da gratidão?

  1. Escolha algum recurso para ser seu diário, pode ser uma folha de papel, seu computador, ou até mesmo uma ferramenta que temos específica para isso no Vigilantes do Sono.
  2. Separe 15 minutos antes de dormir para escrever cerca de 5 a 10 coisas pelas quais você é grato(a) a cada dia.

Sugestões:

  • Suas anotações no diário podem ser simples, como: “família”, “o filme que eu vi ontem” ou até mesmo "agora tenho uma boa chance de acabar com minha insônia ;-)".
  • Você pode ser grato(a) por coisas que ocorreram no seu dia, na sua semana, no seu ano (ex: o que é melhor na minha vida hoje que há um ano?) ou pode ser grato(a) também pelas coisas como elas são (ex: quais pessoas você sente feliz por estarem na sua vida?)

Expresse sua gratidão!

Se você quiser ir mais longe, uma maneira de intensificar ainda mais a prática da gratidão é usar suas anotações do diário para depois agradecer as pessoas a sua volta por quem você é grato(a).

Afinal de contas, como diria Christopher McCandless (do filme "Into the Wild"):

A felicidade só é real quando compartilhada

Compartilhar

Carregando comentários...

O Vigilantes do Sono é pra mim?

Para insones

Comece as primeiras sessões do programa e veja como funciona na prática.

Começar teste grátis

Para profissionais de saúde

Saiba como o Vigilantes do Sono pode beneficiar seus pacientes e sua consulta.

Saber mais

Para empresas

Invista no benefício que cuida do sono e saúde mental dos seus colaboradores.

Saber mais

Newsletter

Receba gratuitamente informações e dicas de sono comprovadas cientificamente diretamente no seu e-mail.

© 2019-2020 Vigilantes do sono