Insônia X Ansiedade, tem relação?

Sim. E é muito comum que uma condição acabe estimulando a outra, vamos entender como funciona essa relação?

Sumário

  • Insônia X Ansiedade, tem relação?  
  • A Ansiedade  
  • A Insônia  
  • Quando devo procurar ajuda?  

Insônia X Ansiedade, tem relação?

Sim. E é muito comum que uma condição acabe estimulando a outra, vamos entender como funciona essa relação?

Problemas de saúde mental como a insônia e ansiedade são o resultado de uma gama de fatores que se encontram desequilibrados, e esses transtornos nunca foram tão frequentes na população como um todo.

Um estudo realizado pela Vigilantes do Sono, em 21 empresas e que reuniu 42 mil brasileiros em todo país, identificou que pessoas com problemas com o sono têm 180% maior probabilidade de ter ansiedade e, em programa realizado com o Grupo Fleury, as empresas perceberam que apenas através da melhoria do sono foi possível melhorar em mais de 50% os índices de ansiedade e depressão de seus colaboradores.

Mas para entendermos essa relação bidirecional, precisamos entender cada um desses transtornos individualmente.

A Ansiedade

Ao contrário do que muitos imaginam, a ansiedade não é algo de todo ruim. Ela é um processo natural no nosso corpo e nos ajudou muito, lá nos tempos da caverna, a lidarmos com os perigos que naquela época ameaçavam a nossa vida. Ela está relacionada com o nosso instinto de sobrevivência e é responsável por preparar o corpo para enfrentar uma luta ou fuga da situação e, para isso os músculos se tensionam, o coração bate mais rápido e hormônios inundam nosso cérebro.

Com a evolução do ser humano as preocupações mudaram, nós não precisamos mais caçar para nos alimentar, por exemplo, basta ir ao supermercado ou pedir um delivery.  Ainda assim esse mecanismo é importante para a nossa vida, é dele que vem a preocupação de se preparar para um evento importante, como a chegada de um filho por exemplo.

O problema acontece quando essa preocupação se torna uma constante na vida de uma pessoa e faz com que ela tenha medo de sair de casa ou ache que algo de ruim vai acontecer a qualquer momento, gerando um sofrimento excessivo e atrapalhando sua rotina.

A ansiedade generalizada é considerada o mal do século, atingindo cerca de 18,6 milhões de brasileiros atualmente, e pode ser paralisante para muitas pessoas fazendo com que intervenções sejam necessárias para a retomada do controle de sua própria vida.

A Insônia

Quando se trata de insônia, a preocupação excessiva também pode ocorrer, mas com uma intensidade maior na hora de dormir. A pessoa pode ter dificuldade em pegar no sono, acordar muito durante a noite ou despertar antes do horário pretendido devido a sua preocupação com os problemas do dia a dia.

A insônia, porém, não se trata apenas de um excesso de preocupação ou estresse, existem diferentes fatores que podem desencadear um sono de baixa qualidade, principalmente aquelas condições médicas que provocam falta de ar, como a apneia, dor, perturbação gastrointestinal, entre outras.

É preciso ficar atento aos sintomas e buscar ajuda profissional caso perceba que eles se intensificam com o passar do tempo ou simplesmente permanecem, fazendo parte da sua rotina.

Os sintomas mais comuns da insônia são:

  • Cansaço durante o dia e/ou baixa energia para fazer atividades cotidianas
  • Falta de atenção, concentração e/ou memória
  • Alterações de humor (maior irritabilidade, por exemplo)
  • Dificuldade em pegar no sono
  • Despertares noturnos
  • Acordar antes do previsto

A insônia pode ainda ser caracterizada de diferentes formas, confira nosso artigo sobre os tipos de insônia e saiba mais.

Quando devo procurar ajuda?

Tanto para quem desconfia de um quadro de ansiedade ou de insônia, a busca por ajuda deve ser feita quando os sintomas começam a atrapalhar a vida da pessoa, causando prejuízos em suas relações pessoais e/ou profissionais.

Lembre-se que o normal é se sentir bem e você pode, e deve, procurar ajuda sempre que sentir necessidade.

Aqui na Vigilantes do Sono nós utilizamos a Terapia Cognitivo Comportamental para a insônia, que possui técnicas importantes que atuam de forma direta na preocupação excessiva, como vimos é comum também na ansiedade, caso queira conhecer o nosso programa clique no botão abaixo.

Compartilhar

Carregando comentários...

A Vigilantes do Sono é pra mim?

Para quem quer dormir melhor

Comece as primeiras sessões do programa e veja como funciona na prática.

Começar teste grátis

Para profissionais de saúde

Saiba como a Vigilantes do Sono pode beneficiar seus pacientes e sua consulta.

Saber mais

Para empresas

Invista no benefício que cuida do sono e saúde mental dos seus colaboradores.

Saber mais