Melatonina, o hormônio do sono. É seguro?

Desde a aprovação da Anvisa como suplemento alimentar em 2021, não se fala em outra coisa que não o uso da melatonina para o tratamento de distúrbios do sono.

Sumário

  • Melatonina, o hormônio do sono. É seguro?  
  • Mas afinal, o que é a Melatonina?  
  • Entendi, então em que casos posso utilizar a melatonina?  
  • Benefícios vs. Efeitos colaterais da melatonina  

Melatonina, o hormônio do sono. É seguro?

Desde a aprovação da Anvisa como suplemento alimentar em 2021, não se fala em outra coisa que não o uso da melatonina para o tratamento de distúrbios do sono. Apesar da aprovação e de não haver necessidade de prescrição médica para o seu uso,  a melatonina deve ser utilizada com muito cuidado.

Mas afinal, o que é a Melatonina?

A melatonina é um hormônio produzido durante a noite pelo cérebro. Ela atua diretamente em nosso ciclo circadiano. É ela quem “diz” ao nosso corpo que já está na hora de dormir.

Mas como?

A melatonina, conhecida como o hormônio do sono ou o hormônio da escuridão, tem como estímulo de produção a ausência de luz. É por isso que começamos a ficar com sono durante a noite ou em uma sessão de cinema, por exemplo, e despertamos ao entrar em contato novamente com a luz, seja ela artificial ou não.

Por ser uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo, a melatonina que você compra na farmácia é chamada de melatonina exógena. Quando utilizamos a melatonina exógena, o nosso corpo pode entender que já está na hora de preparar as nossas células para o sono, e podemos sentir sono mais cedo do que o habitual.

A dose de melatonina também é algo que merece atenção, uma vez que não há um consenso médico sobre a quantidade ideal para utilizarmos em adultos ou crianças. A dose inicial deve ser a menor possível e, ao longo do tratamento, o médico verifica a necessidade de eventuais ajustes. Viu como é importante o acompanhamento de um profissional de saúde?

Entendi, então em que casos posso utilizar a melatonina?

A melatonina é indicada para o tratamento dos transtornos de ritmo circadiano**,** como por exemplo nas situações de jet lag, quando a mudança de fuso horário bagunça completamente o seu relógio biológico.

Uma outra condição em que o uso da melatonina é indicado é para aqueles profissionais que trabalham em turnos e que possuem dificuldades para pegar no sono quando chegam em casa para descansar.

Há também benefícios significativos em utilizar a melatonina em crianças com Transtorno do Espectro Autista, onde a incidência dos distúrbios de sono podem chegar até 80%.

De acordo com o Consenso Brasileiro de Insônia, a melatonina não é indicada para o tratamento da insônia, um dos principais motivos que faz com que as pessoas corram para as farmácias para comprar o hormônio.

De acordo com o psiquiatra especialista em Medicina do Sono Caio Bonadio: “Cerca de 35% das pessoas que sofrem de insônia usam medicações, como a melatonina, sem acompanhamento médico. Como esse é um hormônio que produzimos naturalmente, é preciso uma avaliação cuidadosa feita por um profissional de saúde antes de decidir utilizar ou não a melatonina.”

Benefícios vs. Efeitos colaterais da melatonina

Os benefícios da melatonina, quando utilizada corretamente, incluem principalmente:

  • Relaxamento na hora de dormir
  • Regulação do ciclo circadiano
  • Auxílio no metabolismo de gordura
  • Contribui para um sono reparador

Por outro lado, os efeitos colaterais mais comuns incluem:

  • Náusea
  • Sonolência diurna
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Agitação
  • Pesadelos

Não sabemos ainda quais são as implicações do uso de melatonina no longo prazo, por isso é tão importante entendermos que, apesar de ser considerado um suplemento alimentar, a melatonina é um hormônio e precisa ser utilizada somente com recomendação de um profissional de saúde especializado.

Se você sofre com a insônia, o tratamento recomendado pelos principais consensos de todo o mundo é a TCC-i (Terapia Cognitivo-Comportamental para a insônia). Com a Vigilantes do Sono, você tem acesso a esse tratamento padrão ouro de forma 100% digital. Clique no botão abaixo e saiba mais:

Compartilhar

Carregando comentários...

A Vigilantes do Sono é pra mim?

Para quem quer dormir melhor

Comece as primeiras sessões do programa e veja como funciona na prática.

Começar teste grátis

Para profissionais de saúde

Saiba como a Vigilantes do Sono pode beneficiar seus pacientes e sua consulta.

Saber mais

Para empresas

Invista no benefício que cuida do sono e saúde mental dos seus colaboradores.

Saber mais