O que é a TCC para insônia?

A resposta curta para essa pergunta é: um conjunto de técnicas e intervenções altamente eficazes no tratamento da insônia crônica.

Sumário

  • O que é a TCC-i  
  • Mas afinal, o que são essas técnicas abordadas na TCC-i?  
  • TCC-i x Remédio para dormir – Qual é o melhor?  

O que é a TCC-i

A resposta curta para essa pergunta é: um conjunto de técnicas e intervenções altamente eficazes no tratamento da insônia crônica.

O tratamento mais indicado para a insônia, de acordo com os principais consensos do mundo todo, é a TCC-i (Terapia cognitivo comportamental para insônia), uma abordagem psicoterapêutica que teve origem na década de 60 e acumula um acervo bem documento da sua eficácia até hoje.

Basicamente, o conjunto de técnicas e intervenções têm o objetivo de aumentar a autopercepção dos sintomas pelo paciente, além de reestabelecer um padrão de sono de qualidade sem, necessariamente, o auxílio de remédios.

Mas afinal, o que são essas técnicas abordadas na TCC-i?

A TCC-i reúne diferentes técnicas cognitivas e comportamentais. As técnicas comportamentais são:

  • Higiene do sono
  • Restrição de tempo de cama e de sono
  • Técnicas de relaxamento

Já as técnicas cognitivas englobam:

  • Intenção paradoxal
  • Reestruturação cognitiva

Não há nenhuma evidência de diferenças significativas entre qualquer uma das técnicas e todas devem ser abordadas com o paciente, que deverá seguir com disciplina as orientações apresentadas.

A recompensa? Resultados rápidos, já a partir da segunda semana, e que permanecem no longo prazo.

TCC-i x Remédio para dormir – Qual é o melhor?

Depende, a medicação é indicada para o controle dos sintomas a curto prazo, quando o paciente precisa dormir AGORA. Já a TCC-i é considerada o tratamento padrão ouro para a insônia, tendo resultados superiores a qualquer tipo de medicação.

Apesar disso, a TCC-i não substitui o tratamento farmacológico, em muitos casos os indutores de sono podem e devem ser utilizados, principalmente em pacientes com comorbidades psiquiátricas e pacientes com insônia de tempo total de sono curto, ou seja, quando ele dorme menos que 6 horas. Porém, devido ao risco de dependência química e efeitos prejudiciais na cognição, o uso de indutores de sono não é recomendado no longo prazo.

De acordo com o Dr. Caio Bonadio, psiquiatra especialista em sono: “A escolha de medicações sedativas deve ser feita analisando cada caso individualmente, e sempre o risco vs. benefício deve ser levado em consideração em conjunto com a abordagem comportamental.”

Durante muito tempo o uso da TCC-i foi restrito devido à falta de profissionais habilitados para a condução do protocolo junto aos pacientes. O tempo também era um fator crucial, visto que a análise de todos os fatores e a interação entre eles era algo que tomava muito tempo do profissional.

Era.

Hoje, conseguimos trabalhar com a TCC-i de forma 100% digital, então todos aqueles cálculos complexos ficam sob responsabilidade de uma inteligência artificial, que irá conduzir o paciente no protocolo da TCC-i e detalhar para o profissional de saúde sua evolução ao longo dos dias.

Mesmo com o uso da tecnologia o engajamento do profissional de saúde e do paciente são essenciais para o sucesso do tratamento, visto que é uma abordagem que requer uma mudança de hábitos e comportamentos, possivelmente, até então nunca observados. É papel do profissional de saúde motivar o paciente a fazer o tratamento até o final, enquanto o paciente deve aplicar as técnicas e incorporá-las em sua rotina.

Aqui na Vigilantes do Sono, nós temos resultados impressionantes: 4 em cada 5 pacientes se sentem livres da insônia ao final do programa e, desde o início da nossa história, já são mais de 1 milhão de horas de sono recuperadas.

Quer entender melhor como a ferramenta da Vigilantes do Sono funciona?

Selecione o seu perfil abaixo e saiba mais:

Compartilhar

Carregando comentários...

A Vigilantes do Sono é pra mim?

Para quem quer dormir melhor

Comece as primeiras sessões do programa e veja como funciona na prática.

Começar teste grátis

Para profissionais de saúde

Saiba como a Vigilantes do Sono pode beneficiar seus pacientes e sua consulta.

Saber mais

Para empresas

Invista no benefício que cuida do sono e saúde mental dos seus colaboradores.

Saber mais