Porque você não precisa se preocupar em recuperar o sono

A melhor forma de lidar com seu sono perdido

O que é sono perdido?

"Sono perdido" é um termo usado para descrever a perda cumulativa do sono resultante da privação contínua do sono.

Se você trabalha longas horas durante a semana e deseja recuperar o sono no fim de semana, ou tem crises que fazem você ficar acordado a maior parte da noite, você já deve ter pensado: "É possível colocar meu sono em dia?

É possível compensar o sono perdido?

A resposta é não. Na maior parte, depois que o sono é perdido, ele desaparece para sempre.

Mas calma, não precisa ficar preocupado(a). Isso na verdade é um bom sinal.

Suponhamos que seu corpo precise de 7 horas por noite para descansar bem, mas uma noite você acaba passando em claro por algum motivo. No dia seguinte, você faz suas coisas sentindo-se infeliz e menos produtivo que o normal (estes efeitos físicos da privação do sono são normais!). Agora chega a noite seguinte e você se permite dormir o tempo que precisar. Quanto vai dormir sua segunda noite? 14 horas? Não!

E aí está a boa notícia, você não precisa!

Você pode se recuperar totalmente com apenas alguns dias de seus padrões normais de sono.

Isso ocorre porque quando seu corpo está muito cansado, ele otimiza seu sono para priorizar os estágios de sono profundo e REM, que são os estágios mais restauradores, para que eles ocorram logo nas primeiras horas do próximo sono.

Quer ver um caso extremo de como isso acontece na prática?

A história de Randy Gardner

O recorde de permanecer acordado por mais tempo pertence mais ou menos a Randy Gardner, que o estabeleceu aos 17 anos em 1965. Ele ficou acordado por 11 dias sem dormir enquanto estava sendo observado por pesquisadores.

Randy Gardner - recorde em permanecer acordado

Dizemos "mais ou menos" porque há relatos de pessoas que ficaram acordadas por mais tempo, em situações extraordinárias ou em investigações científicas não tão bem documentadas quanto a de Randy Gardner.

Realmente não importa quem ficou acordado por mais tempo; o limite da vigília humana é de cerca de 10 dias. Mas e o que aconteceu depois de tanto sono perdido? É normal que a pessoa vá dormir mais que o normal. Mas no caso de Randy ele não dormiu as quase 80 horas perdidas, senão que dormiu cerca de 15 horas, e na segunda noite dormiu cerca de 11 horas. E logo em seguida seu sono já estava regulado novamente.

Mas você pode se perguntar. Mas ele não dormiu apenas 7 horas na noite seguinte. Ele dormiu mais. Quando eu durmo menos, eu também tenho mais sono que o normal, não posso dormir umas horas a mais?

Recuperando o Sono perdido

Sim, ainda existe uma pequena parcela do seu sono perdido que você pode compensar.

Existem dois métodos para você fazer essa compensação:

  1. Retornar ao seu horário normal de sono ou
  2. Dormir mais do que você normalmente faria na noite posterior.

Como já vimos, prolongar o período de cama é um dos principais fatores que podem ter feito sua insônia ficar ainda mais forte, por isso aqui no Vigilantes do Sono recomendamos fortemente que você siga o primeiro método.

Defendemos isso porque dormir um pouco a mais do que o normal pode acabar com sua pressão do sono que você desenvolveu. Sem esse nível saudável de pressão do sono, sua capacidade de pegar no sono e permanecer dormindo diminuirá.

Além disso, isso pode ocorrer justo quando seu desejo de dormir estiver ainda mais forte, e você aumentará a probabilidade de ficar mais tempo acordado na cama, que já vimos anteriormente que é a fórmula perfeita para aumentar a insônia.

Existem algumas situações na vida em que usar a intuição é o melhor que podemos fazer. Mas esse não é o caso. Não confie na sua intuição para recuperar o sono, confie nos anos de estudo e validação científica na área do sono. Confie na TCC-i.

Compartilhar

Carregando comentários...

O Vigilantes do Sono é pra mim?

Para insones

Comece as primeiras sessões do programa e veja como funciona na prática.

Começar teste grátis

Para profissionais de saúde

Saiba como o Vigilantes do Sono pode beneficiar seus pacientes e sua consulta.

Saber mais

Para empresas

Invista no benefício que cuida do sono e saúde mental dos seus colaboradores.

Saber mais

Newsletter

Receba gratuitamente informações e dicas de sono comprovadas cientificamente diretamente no seu e-mail.

© 2019-2020 Vigilantes do sono