Como a saúde mental influência na produtividade?

A relação entre saúde mental e produtividade é bidirecional, quando há um transtorno mental não tratado, observa-se uma queda de produtividade. O contrário também é verdade.

Sumário

  • Como a saúde mental influência na produtividade?  
  • O que é saúde mental?  
  • Produtividade no mundo corporativo  
  • Qual o papel do RH na promoção de saúde mental dentro das empresas?  

hide-1hide-2hide-3hide-4hide-5hide-6hide-7hide-8

Como a saúde mental influência na produtividade?

A relação entre saúde mental e produtividade é bidirecional, quando há um transtorno mental não tratado, observa-se uma queda de produtividade. O contrário também é verdade, um colaborador que se sente bem consigo mesmo tende a ser muito mais produtivo e motivado quando comparado a alguém que esteja precisando de ajuda.

Mas para entender bem essa relação, precisamos dar um passo atrás e entender primeiro o que é saúde mental.

O que é saúde mental?

De acordo com a OMS, não há uma definição oficial para o termo saúde mental, o que podemos começar a definir aqui é que a saúde mental é a forma como nós reagimos às emoções e acontecimentos em nossa vida, funcionando como um espectro: todos nós permeamos entre dias bons e ruins dependendo daquilo que nos acontece.

Quando uma pessoa desenvolve algum tipo de transtorno mental, como a depressão, significa uma ausência de saúde mental e que a pessoa experiencia suas emoções de forma prejudicial, fazendo com que ela não se sinta bem consigo mesma, prejudique seus relacionamentos e acabe comprometendo atividades de seu dia a dia, como o trabalho.

Nós passamos a maior parte das nossas vidas no trabalho, o que nem sempre é algo prazeroso ou satisfatório, podendo agravar ou até mesmo desencadear condições pré-existentes. Existem diversos tipos de transtorno mental, separamos aqui os 4 tipos mais comuns no mundo corporativo que influenciam na produtividade:

  • Transtornos de ansiedade - 18,6 milhões de pessoas¹
  • Burnout – 1 em cada 5 pessoas²
  • Depressão – 11,3% dos brasileiros³
  • Insônia – 73 milhões

Produtividade no mundo corporativo

A definição de produtividade é complexa, pois depende da empresa, setor e até mesmo da função de um colaborador. Uma maneira simples de contextualizar produtividade é a relação direta entre a quantidade de produtos ou serviços produzidos, dividido pelos custos envolvidos nessa operação.

E é aí que começa a ficar complexo, pois para uma rede de fast food, por exemplo, quanto mais lanches sair, melhor, só que se esse lanche sair com uma qualidade ruim, o cliente vai reclamar e provavelmente não voltará a comprar nessa loja.

Diante disso, num modo geral entende-se que alguém produtivo não é aquele que faz mais coisas e sim aquele que faz, com qualidade, aquilo que precisa ser feito utilizando o mínimo de recursos possível.

Alguém com um transtorno mental não tratado pode ter dificuldade em manter essa produtividade devido ao estresse, déficit cognitivo e dificuldade em se concentrar, o que pode causar erros, retrabalho e até mesmo acidentes dentro de uma empresa.

Já aquela pessoa que se sente bem consigo mesma, dorme bem e mantém uma boa saúde mental, tende a ser mais atenta aos detalhes, colaborativa e engajada, o que normalmente é visto com bons olhos por seus líderes. Quando é a hora de dar um tempo

Transtornos mentais são a 3ª causa de afastamento do trabalho aqui no Brasil, de acordo com a Secretaria de Previdência, os episódios depressivos correspondem a mais de 30% dos pagamentos de auxílio-doença, não relacionados com acidentes, seguido de transtornos de ansiedade (13%).

O burnout, em 2019, foi considerado pela OMS uma doença ocupacional, no mesmo ano que uma pesquisa feita pelo International Stress Management Association (Isma-BR) identificou que 32% dos adultos economicamente ativos estavam sofrendo com a condição.

Os números chocam, mas servem de alerta para a importância de se trabalhar saúde mental dentro de empresas, já que esse local pode contribuir tanto para a redução desses sintomas como para o agravamento de um transtorno mental. Ao menor sinal de alerta de que algo não vai bem, seja você um colaborador ou não, um profissional de saúde especializado deve ser procurado, pois é ele quem irá avaliar a gravidade do quadro e definir um caminho de melhora em cada caso.

Qual o papel do RH na promoção de saúde mental dentro das empresas?

Uma pesquisa recente, publicada na Medicina S/A, trouxe dados que chamaram a atenção:

  • 71% dos brasileiros querem que suas empresas disponibilizem programas de saúde mental
  • 65% acreditam que seu plano de saúde deve incluir atendimento psicológico
  • 59% entendem que discussões internas (presenciais ou não), sobre saúde mental já seriam muito bem aceitos
  • 90% acreditam que as empresas deveriam oferecer férias remuneradas para que possam cuidar de sua saúde mental
  • 92% priorizam empresas que oferecem algum tipo de programa para saúde mental e bem-estar

O RH claro, tem um papel fundamental nas ações que promovem qualidade de vida e bem-estar para seus colaboradores, afinal é uma de suas responsabilidades, mas definitivamente não há um culpado quando falamos em saúde mental.

O que o profissional pode fazer é entender que existe um problema (embora não pareça à primeira vista) e priorizar ações que, de fato, tenham um impacto positivo, garantindo o suporte necessário e segurança psicológica para que seu colaborador se sinta livre para ser quem é, consiga demonstrar vulnerabilidade e falar sobre suas ideias sem medo de ser julgado.

Se você é um profissional do RH ou da medicina do trabalho e quer entender como a Vigilantes do Sono pode te auxiliar na promoção de saúde mental dentro da sua empresa, converse com um de nossos consultores, clicando no botão abaixo:

Compartilhar

Carregando comentários...

A Vigilantes do Sono é pra mim?

Para quem quer dormir melhor

Comece as primeiras sessões do programa e veja como funciona na prática.

Começar teste grátis

Para profissionais de saúde

Saiba como a Vigilantes do Sono pode beneficiar seus pacientes e sua consulta.

Saber mais