Intenção Paradoxal

"O que você resiste, persiste"

Você já conheceu algum amigo ou colega que se colocou a meta:

Não vou comer doce durante X meses

Mas no final das contas, a coisa que este amigo mais fala é o fato de que ele não pode comer doce, e era perceptível que esta pessoa sofria ainda mais sem comer doce que antes da dieta?

Pois é, com a insônia também é parecido.

Muitas vezes você sabe que não tem facilidade para dormir e sabe que se você se preocupar com isso só piora as coisas, mas mesmo assim não consegue parar de pensar nesta dificuldade.

Intenção paradoxal

Se este é seu caso, uma solução é a técnica de intenção paradoxal. Essa estratégia foi desenvolvida inicialmente pelo Dr. Viktor Frankl, conhecido por seu livro: "Em busca de sentido", onde conta sua experiência de sobrevivência ao holocausto depois de passar por quatro campos de concentração.

Na intenção paradoxal, você precisa tentar alcançar o oposto do seu objetivo. Por exemplo, se você estiver trabalhando em vendas, mas não está fazendo ligações suficientes, defina como meta ser rejeitado(a) em todas as chamadas. Definir o objetivo contrário (rejeição seria o contrário de vender nesse caso) te ajudará a fazer mais ligações.

A intenção paradoxal funciona da mesma forma para a insônia, e funciona com passos bem simples:

  1. Deite-se confortavelmente em sua cama com as luzes apagadas, mas mantenha os olhos abertos.
  2. Tente ficar acordado(a)
  3. Desista de qualquer esforço para adormecer e qualquer preocupação por estar acordado(a).
  4. Agora vem a parte mais louca! Quando suas pálpebras parecerem querer fechar, diga para si mesmo gentilmente: Fique acordado por mais alguns minutos, vou adormecer naturalmente quando estiver pronto

Mulher se esforçando para permanecer acordada

Se você esquecer os 4 passos, lembre-se apenas de: "tentar ficar acordado"

Como você também pratica o controle de estímulos, isso significa que você só precisa ficar acordado por 20 minutos. Se o tempo acabar, você sairá da cama, espere até ficar com sono e tente novamente.

Pode parecer um absurdo essa técnica de intenção paradoxal, mas realmente ajuda muitas pessoas! Inclusive os estudos mostram que esta técnica é a que mais ajuda depois do Controle de Estímulos e a Restrição do Sono, tanto quem tem dificuldade para pegar no sono, como para quem acorda durante a noite e demora para voltar a dormir1234.

OBS: Apenas use esta técnica em momentos que você tem dificuldade para dormir. Se você pega fácil no sono no início da noite, não tente praticá-la neste momento e se durante a noite após seus despertares você consegue voltar a dormir rapidamente, não pratique ela durante estes despertares.

Compartilhar

Carregando comentários...

Artigos Relacionados

Antes de qualquer orientação, é importante dizer que a ansiedade não é um sentimento a ser classificado como bom ou ruim. Não é algo a ser…

Antes de qualquer dica, é importante dizer que a tristeza não é um sentimento a ser classificado como bom ou ruim. Não é algo a ser buscado…

É normal que você tenha pensamentos intrusivos enquanto esteja na cama. O problema é quando estes pensamentos começam a se tornar uma…

Conversas Relacionadas

veja como outros vigilantes estão aplicando essa técnica.

O Vigilantes do Sono é pra mim?

Para insones

Comece as primeiras sessões do programa e veja como funciona na prática.

Começar teste grátis

Para profissionais de saúde

Saiba como o Vigilantes do Sono pode beneficiar seus pacientes e sua consulta.

Saber mais

Para empresas

Invista no benefício que cuida do sono e saúde mental dos seus colaboradores.

Saber mais

Newsletter

Receba gratuitamente informações e dicas de sono comprovadas cientificamente diretamente no seu e-mail.

© 2019-2020 Vigilantes do sono